Os animais mais pesados do mundo

O Mundo dos Animais é repleto de surpresas e fascínios, existem seres minúsculos, invisíveis a olhos nu, mas também existem animais imensos e com pesos inimagináveis.

Essa lista vai para quem tem curiosidade em saber quais são os animais mais pesados do mundo. Acreditamos que vai se surpreender.

Animais mais pesados do mundo
Animais mais pesados do mundo (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

1. Baleia-Azul

Baleia-azul
Baleia-azul (Fonte: kleinesonne, via Pixabay - (CC0 1.0))

A baleia-azul é um dos animais mais inteligentes do mundo. Ela pesa cerca de 200 toneladas, só para termos de reflexões, a língua da baleia equivale ao peso de um elefante adulto. Essa espécie é encontrada em oceanos de todo o mundo, porém prefere climas mais quentes.

Normalmente migra milhares de milhas a cada e é vista em grupo, ou sozinha. Para se sustentar, o animal mais pesado do mundo tem que consumir mais de 4 toneladas de alimentos, em sua dieta está incluso plâncton e krill. Muitas pessoas pensem que a baleia azul é um peixe, mas não é, a baleia é um mamífero.

Veja algumas curiosidades sobre a baleia-azul.

2. Tubarão Baleia

Tubarão baleia
Tubarão baleia (Fonte: Took, via Pixabay - (CC0 1.0))

O tubarão baleia é o segundo animal mais pesado do mundo e o peixe mais pesado do mundo, podendo pesar mais de 18.000 quilos.

Assim como a baleia-azul, o tubarão baleia, também, precisa consumir grandes quantidades de alimentos em seu dia-a-dia, em sua dieta estão inclusos pequenos animais como crustáceos, krill e caranguejos.

3. Elefante Africano

Elefante africano
Elefante africano (Fonte: cocoparisienne, via Pixabay - (CC0 1.0))

O elefante africano é a maior espécie de elefantes no mundo, além disso é considerado um dos animais mais perigosos do mundo, embora pareça ser bem dócil. Este mamífero é o animal terrestre mais pesado do mundo, podendo chegar a mais de 6 toneladas.

Eles vivem na África Ocidental e Central, consomem uma enorme quantia de alimentos por dia. Eles vivem em bandos e normalmente viajam tamanhas distâncias em buscas de alimentos, que durante o verão é algo muito escasso, na África.

Leia Mais:  Curiosidades sobre elefantes

4. Elefante Asiático

Elefante asiático
Elefante asiático (Fonte: Pixel-mixer, via Pixabay - (CC0 1.0))

O elefante asiático é o segundo maior animal terrestre do mundo, ficando atrás de seu parente, o elefante africano. Esses elefantes podem pesar até 5 toneladas e, como consequência ficam sempre em busca de alimentos que incluem gramas, raízes e folhagens.

Outro fator característico sobre os elefantes asiáticos é que essa espécie possui um dos maiores períodos de gestação dentre os animais, podendo chegar a 22 meses.

Leia Mais:  Curiosidades sobre elefantes

5. Rinoceronte Branco

Rinoceronte branco
Rinoceronte branco (Fonte: 127071, via Pixabay - (CC0 1.0))

O rinoceronte branco é um dos animais mais peculiares da África, ele pode pesar entre 2 e 4 toneladas, isso é mais pesado que a maioria dos carros populares.

O Rinoceronte é brevemente identificado pelo seu porte físico e o enorme chifre em sua cabeça, que pode chegar a 1.5 metros de comprimento, essa espécie possui uma longevidade que varia entre 40 a 50 anos.

6. Hipopótamo

Hipopótamo
Hipopótamo (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

O hipopótamo é um dos animais mais pesados da Terra, pode chegar até 1.800 kg. A espécie é nativa da África do Sul.

É um animal semiaquático que habita as margens de rios, lagos e pântanos. Durante o dia, mantêm o corpo fresco ficando na água ou na lama, e tanto o acasalamento como o parto ocorrem na água. Eles têm grandes dentes, embora sejam vegetarianos.

7. Girafa

Girafa
Girafa (Fonte: Mopsgesicht, via Pixabay - (CC0 1.0))

A girafa é lembrado por todas as pessoas como um dos animais mais altos do mundo, porém essa espécie integra a lista dos animais mais pesados do mundo, ela chega a pesar 1.500 kg.

As girafas em sua fase adulta podem chegar a 5 metros de altura, alimentam-se de folhagem decídua, durante a época das chuvas ou de espécies de folha perene, na estação da seca. Atualmente a espécie é listada como vulnerável, devido a redução da sua população nos últimos anos.

8. Gauro

Gauro
Gauro (Fonte: Animalkingdomvideos, via Wikimedia Commons - (CC BY-SA 4.0))

O gauro ou bisão-indiano é um dos animais mais pesados do mundo e a maior espécie de bovino selvagem do mundo, habitando a Ásia e vivendo em bandos. O Gauro chega a pesar cerca de 1.3 toneladas.

Alguns estudos demonstram que o gauro possivelmente participou na formação do gado zebu juntamente com o auroque.

9. Crocodilo

Crocodilo
Crocodilo (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

Há muitas espécies de crocodilos no mundo, no entanto o crocodilo australiano é o maior e mais pesado, podendo pesar mais de 1 tonelada.

A alimentação preferida dessa espécie são pequenos animais como veados, porcos, roedores maiores e outros animais aquáticos.

10. Urso-de-Kodiak

Urso-de-Kodiak
Urso-de-Kodiak (Fonte: skeeze, via Pixabay - (CC0 1.0))

O urso-de-Kodiak é uma subespécie de urso-pardo que habita as costas do sul do Alasca e ilhas adjacentes, como a Ilha Kodiak. Também é chamado de urso-gigante-do-Alasca devido ao seu grande tamanho, pois trata-se do maior urso pardo e rivaliza com o urso-polar no posto de maior carnívoro terrestre.

Esses ursos podem chegar a pesar 800 kg, no geral é um animal solitário, chegando a viver 20 anos.

Os animais mais pesados do mundo
3 (60%) 1 voto
Licença Creative Commons
Os animais mais pesados do mundo. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário

Compartilhar
Twittar
Pin
1 Compart.