Benefícios do amaranto

Na antiguidade o amaranto era considerado uma erva daninha por grande parte do mundo. Porém, nos últimos anos tem crescido como um semente de grãos, afinal os benefícios do amaranto para a saúde são imensos.

Dentre alguns dos inúmeros benefícios, vale a pena destacar: a sua capacidade de estimular o crescimento e reparação, reduzir a inflamação, prevenir certas doenças cronicas, aumentar a força óssea, diminuir a pressão sanguínea, melhorar o sistema imunológico, reduzir a aparência das varizes, manter o cabelo saudável e aliviar o peso esforços de perda.

Dessa forma, preparamos esse material listando quais são os principais benefícios do amaranto para a sua saúde.

Benefícios do amaranto
Benefícios do amaranto (Fonte: tetep_cs, via Pixabay - (CC0 1.0))

1. Agente antioxidante

As pessoas geralmente buscam o amaranto devido ao seu alto teor proteico. Isso foi válido por um longo período, afinal isso contribuiu para a popularização do amaranto em diversas culturas.

Porém, o amaranto possui nutrientes capazes de reduzir inflamação corporal e até mesmo impedir a atividade de radicais que podem deteriorar células saudáveis. Por isso, o amaranto também é muito recomendado para a prevenção de câncer.

2. Cuidados Capilares

O amaranto pode ser benéfico para quem visa proteger a integridade e a aparência do seu cabelo. Isso acontece devido a presença da lisina, um aminoácido raro e que o corpo não consegue produzir de forma natural.

A lisina é responsável por ajudar a manter o cabelo firme no couro cabeludo e aumentar a eficiência de absorção de cálcio, não atoa ajuda diretamente na prevenção da calvície.

3. Eliminação de Varizes

O amaranto possui alta concentração de vitamina C, um componente responsável diretamente pela produção de colágeno. Também possuí certos bioflavanoides, que contribuem para eliminação de varizes, muito em função do fortalecimento das paredes capilares.

4. Melhoria da Visão

Os grãos de amaranto são bem ricos em vitamina A. Isso é um grande propulsor para saúde dos olhos.

O consumo do amaranto ajuda a retardar o desenvolvimento da catarata e ajuda a manter a visão saudável por muitos e muitos anos.

5. Perda de Peso

Como já foi dito, o amaranto é muito abundante em valores proteicos e essas proteínas liberam hormônios que funcionam como inibidores de apetite. Logo, o amaranto pode ser uma arma na luta contra o peso.

6. Prevenção de Aterosclerose

A aterosclerose é algo bem problemático, para quem não sabe, basicamente é o acúmulo de colesterol, gorduras e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas.

O amaranto possui concentração de potássio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, dilatando os vasos e reduzindo as tensões no sistema cardiovascular, logo reduz de forma eficaz as probabilidades de desenvolvimento da aterosclerose.

7. Prevenção de Câncer

Os grãos de amaranto possuem peptídeos, que são os mesmos que protegem contra a inflamação, mas também podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer. Os antioxidantes deste grão podem até ajudar a proteger as células de outros danos que podem levar ao câncer.

8. Redução dos Níveis de Colesterol

O amaranto possui elementos que conseguem eliminar o colesterol “ruim” do organismo, isso ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular.

Além disso, o amaranto contém boas quantidades de vitamina K, um excelente mineral para o fortalecimento do coração.

9. Rico em Proteína

O amaranto é muito conhecido em função de ser um alimento com abundância de proteína.

Uma dose desse alimento possui uma alta concentração de proteína. Isso se torna muito benéfico ao corpo, pois suas proteínas vegetais podem ser quebradas em aminoácidos utilizáveis que podem ser reformados em proteínas utilizáveis.

A proteína é essencial para o crescimento e a criação de novas células e tecidos, bem como para necessidades energéticas mais imediatas e funcionalidades metabólicas.

Dificilmente iremos encontrar algum outro grão com tamanha concentração de valores proteicos.

10. Sem Glúten

O amaranto é um alimento muito conhecido pelo fato de não possuir glúten, o que significa que, é uma excelente fonte para quem tem uma dieta alimentar que precisa ser rígida, para quem tem intolerância ao glúten ou sofre de alguma doença celíaca. Logo, temos uma excelente alternativa de alimentação para essas pessoas.

Benefícios de Outros Alimentos

Benefícios do gergelim

Benefícios do goji

Benefícios da granola

Benefícios da semente de chia

Benefícios do amaranto
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Benefícios do amaranto. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário