Benefícios do gergelim

O gergelim é um planta originária do Oriente com excelentes propriedades medicinais. Elas valeram ouro durante a Idade Média, e por muitas boas razões. Sem dúvidas, é um nutriente que traz muitos benefícios a saúde.

As sementes de gergelim são capazes de prevenir diabetes, ajudar no controle da pressão arterial, prevenção de câncer, melhora na digestão, redução na inflamação, desintoxicação corporal, entre outros.

Por isso preparamos esse material para demonstrar quais são os principais benéficos do gergelim.

Benefícios do gergelim
Benefícios do gergelim (Fonte: PublicDomainPictures, via Pixabay - (CC0 1.0))

1. Amenização da Anemia

Todos sabem como é complicado sofrer de anemia. No entanto, as sementes de gergelim, por serem ricas em ferro, são muito recomendadas para pessoas com anemia e com corpos fragilizados.

Esse é considerado um dos principais benefícios do gergelim.

2. Baixo Colesterol

O gergelim ajuda a reduzir os níveis de colesterol, porque contém fitosteróis que bloqueiam a produção de colesterol. As sementes de gergelim preto são especialmente altas em fitosteróis.

3. Bom para Pele e Cabelo

O colágeno é um dos nutrientes mais procurados, principalmente pelas mulheres e saibam que as sementes de gergelim é uma preciosa fonte desse nutriente.

As sementes de gergelim contêm alta concentração de zinco, um componente vital na formação de colágeno, que é fundamental para estruturar o tecido muscular, o cabelo e a pele.

4. Bom para o Coração

O óleo de semente de gergelim pode ajudar a saúde do coração, prevenindo lesões ateroscleróticas com o composto antioxidante e anti-inflamatório conhecido como sesamol.

5. Controle de Diabetes

As sementes de gergelim possuem nutrientes, como o magnésio, que são propensos a reduzir as chances de diabetes e tratar os sintomas em pacientes que já desenvolveram a doença.

Além disso, já ficou evidente que o óleo de semente de gergelim pode afetar de forma positiva o efeito de vários medicamentos como o glibenclamida em pacientes que sofrem de diabetes de tipo 2 .

E por fim, o gergelim pode regular os níveis de insulina e de glicose no corpo, o que acabaria por contribuir no controle dos sintomas de diabetes.

6. Melhorar a Digestão

As sementes de gergelim possuem uma grande quantidade de fibras. A fibra alimentar é um dos elementos mais importantes no processo de digestão.

Portanto, se precisa de uma digestão mais saudável, considere incluir algumas sementes de gergelim em sua dieta alimentar.

7. Melhorar a Saúde Bucal

Talvez os efeitos mais notáveis de sementes de gergelim são seus efeitos poderosos sobre a saúde bucal.

O processo de enxaguar a boca com uma certa quantidade de óleo de gergelim pode causar um efeito anti-bacteriano. Isso cria uma reação muito importante e benéfica para a melhoria da saúde bucal.

Portanto, temos um excelente anti-bacteriano natural e acessível, porém é desconhecido por muitos. Considere utilizar o óleo de gergelim para melhorar a sua saúde bucal.

8. Reduzir a Inflamação

As sementes de gergelim possuem alto teor de cobre e isso ajuda a reduzir a inflamação em articulações, músculos e ossos, reduzindo as dores associadas a artrites.

Além disso, o cobre é um mineral essencial para maximizar a circulação e garantir que todos os órgãos recebam oxigênio para o seu perfeito funcionamento.

9. Reduzir Problemas de Hipertensão

Diversos estudos apontaram que as sementes de gergelim podem ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema cardiovascular e auxiliar na prevenção de várias doenças cardíacas.

Com uma certa dose consumida por dia já é possível melhorar bastante a sua saúde, principalmente sobre a perspectiva cardiovascular.

10. Reforçar os Ossos

Os níveis impressionantes de minerais essenciais como zinco, cálcio e fósforo encontrados em sementes de gergelim podem ser um grande impulso para a melhora efetiva da saúde óssea.

Esses minerais contribuem para o fortalecimento da estrutura óssea. Além disso, é uma semente recomendada para pessoas que sofrem de osteoporose ou para as demais doenças debilitantes ósseas.

Benefícios de Outros Alimentos

Benefícios do amaranto

Benefícios do goji

Benefícios da granola

Benefícios da semente de chia

Benefícios do gergelim
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Benefícios do gergelim. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário

Compartilhar
Twittar
Pin