Benefícios da granola

A granola, na prática, é composta por uma mistura de açúcar mascavo, frutas secas, grãos e sementes. Muitos estudos indicam que ela foi inventada por um médico suíço, no ano de 1886. A granola traz muitos benefícios para a saúde.

A granola é um alimento muito popular no Brasil, é encontrado em muitas receitas.

É um dos alimentos que beneficia a saúde de diversas maneiras, dentre as quais podemos destacar o fornecimento de mais energia, melhoraria na saúde cardiovascular, redução no colesterol, melhoria na estrutura óssea, controle de diabetes e prevenção de câncer.

Como podemos perceber são muitos os benefícios da granola para a nossa saúde.

Benefícios da granola
Benefícios da granola (Fonte: Max Pixel - (CC0 1.0))

1. Controle de Diabetes

A concentração de manganês na granola é algo que chama a atenção.

O manganês é um mineral importante, pois consegue regular a quantidade de açúcar no organismo e pode estimular ou inibir a liberação de insulina.

Logo, o consumo de granola por pacientes diabéticos pode tornar a vida dessas pessoas um pouco mais agradável.

2. Fonte de Energia

Muitas pessoas antes de malhar ou fazer caminhadas consomem alguma quantidade de granola. Isso é prontamente explicado pelo fato da granola ser um concentrador de energia, que dá um impulso extra ao organismo quando ele precisar de mais energia. E tudo isso sem sobrecarregar o corpo com açúcares, que fazem mal a saúde.

A granola é um excelente atuador no controle metabólico, estimulando os tecidos e adequando a distribuição de recursos em todo o corpo.

3. Fonte de Minerais

A granola contém praticamente todos os minerais que são essências para o nosso organismo funcionar na plenitude. O cobre, o fósforo, o magnésio, o manganês, o selênio e o zinco, são alguns dos minerais presentes em quantidades significativas.

4. Melhora na Digestão

A granola é um dos alimentos que mais contribuem na melhora da digestão. Seu consumo é muito recomendado para pessoas que precisam aumentar a quantidade de fibras. A granola contem fibras insolúveis e solúveis.

A fibra dietética é muita benéfica, pois regula a digestão dos alimentos. Portanto, é importante manter uma dieta com alimentos ricos em fibras alimentares.

As fibras alimentares também podem melhorar a saúde do coração, raspando as artérias limpas de colesterol LDL, também conhecido como o mau colesterol.

5. Melhora na Qualidade da Pele

A vitamina E é muito importantes para a proteção da pele e é bastante atuante contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas.

Uma fato interessante e importante é que a granola é uma excelente de fonte de vitamina E. Portanto, o simples consumo de uma dose de granola já é capaz de fornecer a quantidade diária necessária de consumo para essa vitamina.

6. Perda de Peso

A granola é fortemente reconhecida por ser um alimento muito leve, mas que oferece um impulso seriamente saudável ao corpo de diversas formas.

Por conter baixos índices de colesterol e sódio, principais culpados pela obesidade crônica, a granola é uma excelente opção para dietas que precisam perder peso com qualidade.

Além disso, as fibras da granola conseguem reduzir o apetite ao controlar hormônios que são responsáveis em gerar fome.

7. Prevenção da Anemia

A anemia é condição séria que afeta milhões de pessoas no Brasil e no Mundo, e o que a torna mais perigosa é que muitos pacientes não sabem que estão sofrendo disso.

Basicamente, é uma doença que se caracteriza pela carência de ferro no sangue, que é fundamental na produção de glóbulos vermelhos.

Por sua vez, a granola tem grandes quantidades de ferro, logo pode ser considerada uma excelente fonte de ferro.

8. Prevenção do Câncer

A granola contém vitamina C, um antioxidante natural que é fundamental na estimulação do sistema imunológico, estimulação da produção de glóbulos brancos e que são responsáveis em prevenir a formação de cânceres.

Outro mineral importante presente na granola é o manganês, que também possui excelentes propriedades anti-oxidantes.

Os antioxidantes são compostos benéficos que inibem o desenvolvimento de radicais livres, os subprodutos do metabolismo celular que mata células saudáveis.

Portanto, é interessante considerar o consumo de granola para reduzir as chances de contrair câncer, mas também outras doenças como as cardíacas.

Benefícios de Outros Alimentos

Benefícios do amaranto

Benefícios do gergelim

Benefícios do goji

Benefícios da semente de chia

Benefícios da granola
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Benefícios da granola. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário

Compartilhar
Twittar
Pin
1 Compart.