Benefícios da semente de chia

A semente de chia é uma semente nativa da Guatemala e encontrada com facilidade na região sul do México e que aos poucos está se popularizando no Brasil, no entanto muitas pessoas ainda não sabem quais sãos os benefícios da semente de chia.

Atualmente é propagado que a semente de chia pode ser uma grande aliada da dieta, porém seus benefícios vão muito além disso.

A semente de chia é um super-alimento, que possui grandes fontes de nutrientes que podem eliminar toxinas, equilibrar o sono e controlar o açúcar. Por isso, preparamos esse artigo apresentando alguns dos benefícios da semente de chia.

Benefícios da semente de chia
Benefícios da semente de chia (Fonte: col8nic, via Pixabay - (CC0 1.0))

1. Controla o Açúcar

As sementes de chia previnem e controlam as diabetes por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção da diabetes tipo 2.

Ela consegue controlar a digestão dos carboidratos que começam na boca e terminam no intestino, onde partes maiores de carboidrato são transformadas em tipos diferentes de açúcar (glicose, frutose, galactose) para serem absorvidos.

2. Cuida bem do seu Coração

As sementes de chia são abundantes em Ômega-3, logo são um dos alimentos que mais beneficiam o funcionamento do coração e do sistema neurológico.

O seu consumo é muito indicado a pessoas que possuem algumas doenças relacionadas ao coração.

3. É a maior fonte de Ômega-3

Um dos principais nutrientes da chia é a presença em abundância de ômega-3. Só para ter uma ideia, uma simples porção de chia tem 4 vezes mais que a nossa necessidade diária desse alimento.

Quando pensamos em ômega-3, automaticamente nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente.

De acordo com nutricionistas e pesquisadores, cerca de 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

Por isso, podemos considerar as sementes de chia como fontes abundantes de Ômega-3, um dos nutrientes que mais beneficiam o funcionamento do coração e do sistema neurológico.

4. Equilibra o Sono

A semente de chia ajuda a equilibrar o sono e é um dos grandes nutrientes para ajudar a estabilizar a insônia. A chia possui triptofano, um um aminoácido que ajuda na produção de melatonina, hormônio que induz o sono.

Porém, é bom dosar o seu consumo, nada de excessos, pois podemos ter efeitos colaterais bem prejudiciais.

5. Pode atuar como Anti-inflamatório

A chia pode trabalhar bem como um anti-inflamatório, pois é abundante de ácido graxo, propriedade responsável por alguns processos metabólicos, na qual destacamos a recuperação do corpo com certas lesões.

As sementes de chia são muito recomendadas para quem sofre com artrite e doenças relacionadas, pois auxilia e previne inflamações internas.

6. Potencializa a Massa Muscular

As sementes de chia além de possuírem gorduras saudáveis, são fontes abundantes de proteínas, logo é fortemente recomendada para vegetarianos e atletas.

Os seus ácidos graxos incentivam o ganho de massa magra no organismo. Isso implica que o organismo ganha massa muscular e queime a gordura ruim de forma natural, o que faz muito bem a saúde.

7. Reduz o Colesterol

As sementes de chia também possuem gorduras, porém aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.

Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea.

Além disso, as fibras da semente tem agentes que agem para diminuir a concentração de lípidos no sangue, que é o caso do colesterol. Esse é outro grande benefício da chia.

8. Reforça os Ossos

As sementes de chia são uma excelente pedida para quem tem algum tipo de fragilidade nos ossos.

Como as sementes de chia são ricas em cálcio, o seu consumo é algo vital para favorecer o fortalecimento da estrutura óssea do corpo.

As sementes de chia são muito indicadas para quem tem osteoporose.

9. Retira quaisquer Toxinas

As sementes de chia são adelgaçantes, ou seja, é um alimento que da saciedade devido à sua capacidade para aumentar o volume para absorver líquidos.

É um nutriente que ajuda a aumentar o metabolismo, eliminar gorduras e limpar o organismo, ou seja, absorve nutrientes como as toxinas que fazem mal ao organismo.

10. Sacia a Fome

As sementes de chia são energizantes, pois são ricas em fibras do tipo solúveis, ou seja “sobrecarregam” o estômago. Isso acaba aumentando a sensação de saciedade e acaba atrasando qualquer vontade de comer, ou seja, atua como inibidor de apetite.

E o melhor de tudo é que os seu nutrientes por equilibrarem o açúcar no sangue, conseguem garantir energia para o corpo ao longo do dia.

Benefícios de Outros Alimentos

Benefícios do amaranto

Benefícios do gergelim

Benefícios do goji

Benefícios da granola

Benefícios da semente de chia
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Benefícios da semente de chia. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário

Compartilhar
Twittar
Pin