Culinária escocesa

Culinária escocesa
Culinária escocesa (Fonte: Max Pixel - (CC0 1.0))

A culinária escocesa se assemelha com os valores gastronômicos ingleses, embora possua algumas evidentes particularidades, como uma mania exagerada que os escoceses têm de querer “fritar tudo o que veem pela frente”.

Outra característica interessante é que a cozinha escocesa reflete os recursos mais abundantes no país, pois ao observarmos os principais pratos típicos percebemos que as comidas tem muita carne e pescados, laticínios e vegetais locais.

Na Escócia, as pessoas têm o hábito de fazerem uma alimentação muito leve no almoço, em contrapartida o jantar é mais robusto, contendo alimentos com maior carga calórica, talvez essa seja uma das principais marcas da culinária escocesa.

O tradicional “chá das cinco” é chamado de “afternoon tea”, sendo servido bem mais cedo, pois às 19 horas, geralmente, o jantar está pronto para ser servido.

Buttery

Buttery
Buttery (Fonte: Max Pixel - (CC0 1.0))

O buttery é um biscoito amanteigado típico de Aberdeen, são feitos com manteiga e banha. Conhecidos como rowies, são similares a um croissant achatado, redondo, com um gosto salgado.

Essas delícias são consumidas no café da manhã dos escoceses, acompanhado com chá. Atualmente os biscoitos já são feitos com óleo vegetal em vez de manteiga, isso deixa o biscoito mais saudável.

Caboc

O caboc é um queijo cremoso, possui cerca de 70% de gordura, sendo considerado o queijo conhecido mais velho da Escócia. Ele é feito dos produtos secundários da separação da nata do leite.

Cranachan

Cranachan
Cranachan (Fonte: Shari's Berries, via Flickr - (CC BY 2.0))

É uma sobremesa tradicional da Escócia. Atualmente é feito de uma mistura de nata batida whisky, mel e framboesas frescas, sendo muito servida nos casamentos e eventos especiais.

Deep Fried Mars Bar

Deep fried mars bar
Deep fried mars bar (Fonte: Christian Cable, via Flickr - (CC BY 2.0))

O deep fried mars bar é um doce típico da culinária da Escócia, é feito com uma barra de chocolate Mars empanada e frita, envolvida num tipo de polme, que pode ser de farinha de trigo e milho, fermento, leite e cerveja, normalmente utilizado para fritar peixe, salsichas e outros alimentos. As barras de chocolate são normalmente refrigeradas antes da fritura, para evitar que se derretam na gordura quente.

Finnan Haddie

Finnan haddie
Finnan haddie (Fonte: Murcotipton, via Wikimedia Commons - (CC BY-SA 3.0))

O finnan haddie é um prato muito popular não só na Escócia, mas no Reino Unido como um todo. Existem muitas desavenças sobre a origem dessa comida.

Esse prato é feito com haddock defumado, que pode ser grelhado com manteiga ou ensopado, e é muito simples de ser feito, basta assar ou grelhar o peixe em fogo alto.

Gammon Steak

Gammon steak
Gammon steak (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

O gammon steak é um bife de carne de porco, muitas vezes servido com ovo, abacaxi e batatas fritas. Os ingredientes que acompanham esse prato podem variar à gosto. O bife pode ser grelhado ou na frigideira. Outro ponto interessante é que esse prato encontra-se a venda na maioria dos pubs que você for visitar na Escócia. Se você for à Escócia não se esqueça de experimentar um gammon steak.

Gravy

Gravy
Gravy (Fonte: Miia Sample, via Flickr - (CC BY-SA 2.0))

O gravy é um molho típico dos países do Reino Unido. Feito de caldo desidratado, extratos de carne ou de vegetais, e aromatizado com “gravy salt”, uma mistura de sal de cozinha e caramelo.

Esse acompanhamento costuma ser utilizado para temperar bifes, um assado de carne ou outros pratos típicos, como as almôndegas .

Haggis

Haggis
Haggis (Fonte: Tess Watson, via Flickr - (CC BY 2.0))

Talvez o mais conhecido prato da Escócia. O prato original é um bucho de cordeiro recheado com um refogado feito de vísceras, coração, cebola, aveia e muitos temperos.

O haggis é frequentemente servido com neeps and tatties, um purê de turnips (um tipo de nabo) e batatas.

Há um personagem criado na Escócia em referência ao prato, o Wild Haggis, que é o nome do animal fictício do qual supostamente o haggis é feito.

Irn-Bru

Irn-Bru
Irn-Bru (Fonte: Steven Lilley, via Flickr - (CC BY-SA 2.0))

A Irn-Bru é uma bebida popular cafeinada da Escócia, sendo o refrigerante mais consumido da Escócia. Ela é fabricada pela A.G. Barr plc, uma empresa de Glasgow. A Irn-Bru é distribuída para o Reino Unido, a República da Irlanda, Rússia, Canadá, África do Sul, e partes da Europa e em algumas partes da Austrália e Singapura.

Pulled Pork Sandwich

Pulled pork sandwich
Pulled pork sandwich (Fonte: jeffreyw, via Flickr - (CC BY 2.0))

O pulled pork sandwich é um sanduíche feito de carne de porco desfiada e servido com molho haggies. A carne é preparada na churrasqueira de forma bem lenta, até que a carne fique macia para poder ser desfiada (pulled).

Scotch Pie

Scotch pie
Scotch pie (Fonte: Delta-NC, via Wikimedia Commons - (CC0 1.0))

Outro prato escocês muito conhecido, basicamente, é uma torta de carne moída de carne de carneiro. Este prato é servido em restaurantes, padarias e em eventos ao ar livre. Esse prato é tão tradicional na Escócia que em todos os anos é disputado um torneio Mundial de scoth pie, na qual participam vendedores e restaurantes para tentar vencer a competição.

Se interessou? Abaixo, segue o link para realizar a sua inscrição.

http://www.worldchampionshipscotchpieawards.org/

Scotch Whisky

Scotch whisky
Scotch whisky (Fonte: Max Pixel - (CC0 1.0))

O whisky é uma bebida alcoólica muito popular não só na Escócia, mas em diversos países. O whisky escocês é muito conhecido por sua excelência, sendo muito tradicional, ao ponto de existirem mais de 100 destilarias na Escócia, e muitas delas permitem a visitação de turistas para conhecer a produção e degustar a bebida.

Existem quatro categorias de scotch whisky:

  • Single malt, 100% cevada preparada com malte feito numa destilaria só.
  • Single grain, feito de cereais numa destilaria só (podem ser vários tipos de cereais).
  • Vatted, mistura de single malt whisky’s de mais de uma destilaria.
  • Blended grain, mistura de grain whisky’s de mais de uma destilaria.

Scotish Eggs

Scotish eggs
Scotish eggs (Fonte: Natus, via Wikimedia Commons - (CC BY-SA 3.0))

Mais conhecido como ovo escocês, a receita é composto por ovos cozidos, envoltos de carne e farinha de rosca.

Smoked Salmon

Smoked salmon
Smoked salmon (Fonte: mp1746, via Pixabay - (CC0 1.0))

O salmão é um peixe em abundância no país, logo é um ingrediente comum em diversos pratos servidos na mesas escocesas.

Stovies

Stovies
Stovies (Fonte: via Wikimedia Commons - (CC0 1.0))

O stovies é um prato à base de carne e batata. Geralmente é um prato feito utilizando restos de comidas, por isso os ingredientes que compõem o prato costumam variar bastante, sendo comum conter cebolas, legumes, salsichas, carne assada ou picada, porém obrigatoriamente sempre deve conter carnes e batatas. Normalmente é servido com oatcakes (pão de aveia), biscoitos de aveia.

Culinária das Ilhas Britânicas

Culinária galesa

Culinária inglesa

Culinária irlandesa

Culinária norte-irlandesa

Culinária escocesa
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Culinária escocesa. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário

Compartilhar
Twittar
Pin
17 Compart.