Culinaria Irlandesa

A Irlanda é um país culturalmente muito rico e a sua culinária não é diferente. Existem diversas opções de pratos para serem saboreados e experimentados.

A culinária irlandesa sofreu muita influência da cozinha portuguesa, africana, italiana e principalmente da inglesa, afinal foram mais de 800 anos de dominação inglesa. Por isso, muitos pratos  apreciados na Irlanda, são também bem receptivos nos integrantes do Reino Unido.

A comida típica da Irlanda geralmente é feita com os seguintes ingredientes: batatas, bacon e linguiça, alimentos que são muito apreciados por lá, o tradicional arroz é praticamente inexistente. Porém, devemos enfatizar a presença da batata, o ingrediente mais consumido no país.

Outra característica marcante da comida irlandesa é o seu tradicional café da manhã, que costuma ser bastante reforçado. O tradicional Irish Breakfast é um prato com bacon, ovos fritos, feijão, batata, torrada, tomate frito e linguiças. Só para termos uma ideia, existem vários restaurantes que servem essa refeição como almoço.

Culinária irlandesa
Culinária irlandesa (Fonte: Irish Jaunt, via Flickr - (CC BY-SA 2.0))

Beef and Guinness Stew

Beef and guinness stew
Beef and guinness stew (Fonte: Kurt Nordstrom, via Flickr - (CC BY 2.0))

O beef and guinness stew é um dos pratos mais populares entre os irlandeses.

Esse prato é um ensopado de carnes com cerveja, cebola, cenouras e molho de tomate que é feito para dar sustância e aquecer a população, haja vista que a Irlanda é um dos países mais frios.

Outro ponto a ser destacado é que essa refeição é bem fácil de ser preparada e é relativamente barata.

Boxty

Boxty com beef
Boxty com beef (Fonte: DavidBailey, via Wikimedia Commons - (CC BY 3.0))

O boxty é uma tradicional panqueca de batata irlandesa. É um prato muito popular em diversas regiões da Irlanda. Há muitas receitas de preparação do boxty, mas todos tem em comum a presença de batatas cruas e são servidos frios.

Café Irlandês

Café irlandês
Café irlandês (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

Outra receita irlandesa muito famosa no mundo é o seu café. É uma das refeições mais apreciadas no país. Esse tradicional café é feito com açúcar, chantilly e whisky irlandês.

Champ

Champ
Champ (Fonte: Glane23, via Wikimedia Commons - (CC BY-SA 3.0))

O champ é um purê de batatas muito tradicional no país. Ele é bem parecido com a versão preparada no Brasil, mas tem alguns ingredientes a mais. Depois de pronto o purê, são adicionadas salsinha e pimenta preta, temperos que dão um sabor especial ao prato.

Colcannon

Colcannon
Colcannon (Fonte: Alison Cassidy, via Wikimedia Commons - (CC0 1.0))

O colcannon é outro prato típico muito consumido no país, é feito com repolho, batatas e alho. As batatas, amassadas e temperadas, são misturadas com cebola dourada na manteiga e com creme de leite. Depois, o repolho é picado em pedaços grandes e coberto com a mistura. O calcannon pode ser servido com bacon, carne ou manteiga.

Uma curiosidade é que a tradução de colcannon para português seria algo próximo a repolho de cabeça branca.

Dublin Coddle

Dublin coddle
Dublin coddle (Fonte: Coddle head at English Wikipedia, via Wikimedia Commons - (CC BY-SA 3.0))

O dublin coddle é um prato muito tradicional na Irlanda. Essa refeição é composta de bacons, cebolas, batatas e linguiça defumada.

É uma das comidas irlandesas mais fáceis de serem encontradas em restaurantes e bares de Dublin.

Fish and Chips

Fish and chips
Fish and chips (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

O fish and chips é um dos pratos mais famosos no Reino Unido e na Irlanda. É difícil saber precisamente a sua origem, existem muitas incertezas sobre o seu surgimento. Porém, o que pode ser ressaltado é a grande presença desse prato na Inglaterra e na Irlanda.

O fish and chips consiste em um filé de peixe frito empanado, que pode ser um bacalhau ou um haddock fresco ou defumado, acompanhado por uma porção de batatas fritas.

Sem dúvidas alguma é o prato predileto dos cidadãos irlandeses.

Irish Breakfast

Irish breakfast
Irish breakfast (Fonte: jules, via Flickr - (CC BY 2.0))

Sem dúvidas alguma esse é o prato típico da Irlanda, e talvez seja o mais conhecido internacionalmente.

O café da manhã irlandês geralmente contém bacon e salsichas fritas ou grelhadas, ovos, black and white pudding (morcela preta e branca), feijão e um pouco de cogumelos. E em alguns casos pode ser incluído tomates fritos, pão de batata ou batatas fritas à francesa.

Irish Stew

Irish stew
Irish stew (Fonte: jeffreyw, via Flickr - (CC BY 2.0))

O irish stew, também conhecido como guisado irlandês é um prato elaborado com carne de cabrito ou borrego, batatas, couve-branca, alho-porro, cenoura e aipo.

Esse prato é o ensopado mais tradicional da Irlanda, é uma refeição complementar ideal para o rigoroso inverno irlandês, podendo ser servida no almoço ou no jantar.

O irish stew é um dos pratos nacionais da Irlanda mais conhecidos no mundo.

Pão Irlandês

Pão irlandês
Pão irlandês (Fonte: maidirebyte, via Pixabay - (CC0 1.0))

O pão de soda é muito tradicional na região. É uma receita simples de ser preparada, sendo feita com alho e ervas. O pão pode ser um delicioso acompanhamento para sopas.

Porridge

Porridge
Porridge (Fonte: fadhilasqar, via Pixabay - (CC0 1.0))

O porridge é um prato típico que é muito servido no café da manhã. O prato é um mingau que pode ser feito com aveia, quinoa ou milho. Como acompanhamento é seguido por frutas, na maioria das vezes com bananas ou morangos, e em alguns casos observa-se a presença de chocolate.

Culinária das Ilhas Britânicas

Culinária escocesa

Culinária galesa

Culinária inglesa

Culinária norte-irlandesa

Culinaria Irlandesa
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Culinaria Irlandesa. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário