Frutas com a letra A

Frutas com a letra A
Frutas com a letra A (Fonte: pxhere - (CC0 1.0))

As frutas são sempre importantes para o nosso dia a dia. Qualquer dieta balanceada precisa conter uma presença considerável de algumas frutas.

Existem uma infinidade de frutas conhecidas.

Por isso, preparamos uma lista com as frutas com a letra A. Algumas dessas frutas são bem conhecidas, entretanto algumas delas são desconhecidas por muitos.

Segue as principais frutas com a letra A.

Abacate

Abacate
Abacate (Fonte: stevepb, via Pixabay - (CC0 1.0))

O abacate é uma fruta bastante procurada. A árvore que dá esse fruto é o abacateiro.

O abacate é rico em diversos nutrientes, como fibra e gorduras saudáveis, e possui diversos benefícios para a sua saúde.

Essa fruta é muito recomendada, pois um consumo moderado acelera o metabolismo, assim como ajuda no controle dos níveis de gordura no sangue. Portanto, trata-se de um alimento que pode ser importante em uma dieta para quem necessita perder peso.

Abacaxi

O abacaxi é produzido pela planta que possuí o mesmo nome. É uma presença marcante em regiões tropicais e subtropicais.

A fruta tem o sabor bastante ácido e, muitas vezes, adocicado. Porém, o abacaxi não é uma fruta cítrica.

O abacaxi é uma fruta capaz de trazer muitos benefícios para a saúde, nas quais podemos incluir a sua capacidade de melhorar a saúde respiratória, curar tosses e resfriados, melhorar a digestão, ajudar na perder peso, fortalecer os ossos, melhorar a saúde oral, impulsionar a saúde dos olhos, reduzir inflamações.

Abiu

O abiu é uma fruta desconhecida por muitos. A maioria das pessoas nunca viram e sequer ouviram falar da mesma.

Esse fruto é presente no Brasil, encontra-se presente na Região Centro-Oeste, na Amazônia e na costa da Mata Atlântica.

A árvore frutífera tem entre 5 a 24 metros de altura. Suas folhas são glabras, dispostas na extremidade dos ramos, e medem entre 5 a 20 cm de comprimento.

O abiu é uma fruta deliciosa, rica em vitamina A e que traz alguns benefícios para a saúde.

Abóbora

A abóbora é um fruto oriundo da aboboreira. A abóbora também é conhecida pelo nome de jerimum. É um fruto que é produzido em abundância, tanto em Portugal, quanto no Brasil.

A abóbora também é considerada por muitos como um legume ou hortaliça. É uma forma de classificação aceitável, pois critérios de classificações são sempre discutíveis, haja vista que tudo dependerá de quais sãos os critérios utilizados na categorização em si.

A abóbora é outra fruta muito importante se levarmos em conta seus valores nutricionais. É um alimento rico em vitaminas, principalmente em vitamina A. Além disso, uma pequena porção de abóbora contém uma presença considerável de minerais essenciais para o nosso cotidiano como cálcio, ferro, manganês, potássio e zinco.

Abricó

O abricó é uma fruta desconhecida por muitos. O abricó é também conhecido como abricó-do-pará, abricote e abricoteiro.

A fruta é saborosa, é redonda e bem durinha e contém uma única semente.

O abricó é consumido em algumas regiões nos Estados Unidos, e no Brasil é mais consumido no estado do Pará.

O abricó dá em uma árvore frondosa, grande e piramidal, chegando até 15 metros de altura e suas folhas podem medir até 14 centímetros de comprimento.

Açaí

O açaí é uma das frutas mais procuradas e cobiçadas na atualidade. O açaí é uma fruta produzida em uma palmeira, tem a cor roxa e é tradicionalmente conhecida no mercado pela utilização em confecção de alimentos e principalmente bebidas.

O açaí é muito importante na economia de alguns estados brasileiros, como o Pará e o Amazonas. Para termos ideia, esses dois estados brasileiros são responsáveis por cerca de 85% da produção mundial de açaí.

Acerola

A acerola é um fruto que se dá numa árvore chamada aceroleira. Suas origens são na América Central, no norte da América do Sul e nas Antilhas.

A acerola é extremamente nutritiva, contém uma grande concentração de vitaminas, minerais e pouquíssimas calorias. É uma fonte exacerbada de vitamina C.

O consumo diário desse fruto pode promove uma série de mudanças positivas para o bom funcionamento do organismo e ajudar na prevenção de diversas doenças.

Akee

O akee é mais uma fruta da série frutas desconhecidas. A fruta é pertencente à família Sapindaceae, é originária da África Ocidental, mais precisamente na Costa da Guiné. Mas é uma planta que se dá muito bem em regiões com clima tropical.

Ameixa

A ameixa é uma fruta muito saborosa, é fruto comestível da ameixeira.

A ameixa, muito provavelmente, é originária da China. No entanto, é cultivada em dezenas de países e existem mais de 150 espécies diferentes dessa fruta.

A ameixa é um alimento que traz muitos benefícios a saúde, é uma fruta muito poderosa contra enfermidades, possui propriedades laxativas que são opções interessantes no tramamento de prisão de ventre e hemorroidas, por exemplo.

Amora

A amora é uma fruta bastante popular, é bem fácil encontra-la em mercados e afins. A árvore que dá esse fruto é a amoreira.

As amoreiras podem atingir entre 4 a 5 metros de altura, possuem casca ligeiramente rugosa, escura e copa grande. As folhas têm coloração mais ou menos verde, com uma leve pilosidade que as torna ásperas.

A amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou em sucos.

A amora é um fruto que traz inúmeros benefícios para saúde, pois possui propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

Araçá

O araçá é uma fruta bem difícil de ser encontrada, muitos sequer já ouviram falar na existência do mesmo.

O araçá é encontrado encontrado na Mata Atlântica e em algumas regiões do cerrado. O araçá não é um fruto muito comercializado e boa parte das plantações são para consumos próprios.

O araçá é outra fruta que traz alguns benefícios para saúde, pois possui propriedades medicinais, é rico em antioxidantes, cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, proteínas e vitaminas A, B e C

Atemoia

A atemoia é uma fruta bem desconhecida pela maioria das pessoas.

A atemoia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia com a fruta-pinha, ambas pertencentes à família das anonáceas. A fruta é nativa das regiões tropicais da Colômbia, Equador e Peru, mas também é cultivada no Brasil, sobretudos nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Avelã

A avelã é um fruta muito popular na América do Norte e na Europa.

A avelã é uma fruta de formato esférico a ovoide, sua casca é bem resistente e em seu interior, encontra-se a sua semente, o seu bem mais precioso, pois a semente tem um sabor muito adocicado.

A avelã é um alimento que faz muito bem a saúde, pois contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibra e gorduras saudáveis, e são capazes de adicionar um sabor especial aos pratos.

Azeitona

Certamente, muitos vão estranhar o fato da azeitona estar presente nessa lista.

Saiba que a azeitona é uma fruta da oliveira, uma árvore de médio porte que pertence a família Oleaceae, que tem uma especial característica, pode chegar até aos mil anos de longevidade.

Portanto a azeitona não é um legume e nem uma verdura, mas sim uma fruta. Embora, dependo dos critérios avaliados podemos considerar que a azeitona também não é uma fruta.

Frutas com a letra A
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Frutas com a letra A. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário

Compartilhar
Twittar
Pin