Motivos para usar WordPress

Nos últimos anos o surgimento de um CMS repercutiu em toda a internet, tratava-se do WordPress, que antes era utilizado somente para comportar simples blogs, chegou ao ponto de nos dias atuais ser utilizado por imensos portais e diversos tipos de aplicações web.

Uma das grandes vantagens do WordPress, e talvez a principal razão por ter crescido exponencialmente nos últimos anos é pelo fato de ser projetado pela comunidade, ou seja, adotou um modelo open-source, que utiliza o Php, uma linguagem muito popular nas principais hospedagens de websites.

Segundo a Automattic, cerca de 30% dos sites presentes na internet utilizam o WordPress.

Agora tentando utilizar uma linguagem menos técnica, o WordPress não é somente uma ferramenta para criação de blogs, mas um poderoso CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), sendo que sua simplicidade e facilidade de uso são insuperáveis.

Wordpress
WordPress (Fonte: simplu27, via Pixabay - (CC0 1.0))

A principal razão para a popularidade do WordPress é o fato de proporcionar a criação de sites de maneira muito fácil, mesmo para quem não tenha conhecimentos técnicos nesta área, ou seja, não é necessário a presença de um programador, design ou webmaster.

Dependendo do tipo de projeto, inicialmente não é necessário um layout sofisticado ou habilidades de programação, pois existem diversos temas prontos com inúmeros recursos e funcionalidades. Existem inúmeros modelos gratuitos e pagos à sua disposição.

E se o seu orçamento estiver curto, existem diversos templates gratuitos na internet para que possam ser utilizados em seus projetos.

Outro ponto considerável e motivador em utilizar WordPress é quase a certeza que ele não vai parar de evoluir, ou seja, ser atualizado para receber novas utilidades, funcionalidades, logo aumentando ainda mais a sua popularidade. Portanto, trata-se de um projeto muito estável e tem uma vida útil no longo prazo, pois este CMS é o mais utilizado na internet.

Outra forte motivador para usar o WordPress é o conhecimento de que ele não vai parar de desenvolver, e é só esperar para crescer em utilidade, funcionalidade e popularidade. WordPress superou a fase de protótipo há muito tempo, e tornou-se um dos produtos mais estáveis do mercado tem para oferecer.

Sim – nós vamos ouvir muito sobre WordPress no futuro!

Simplicidade e Robustez

O WordPress é muito simples e facilita a quase tudo ligado à construção de websites, isso o levou direto para o topo da lista de CMS. Algumas pesquisas recentes mostram que boa parte dos sites na web são feitos em cima da plataforma do WordPress, inclusive o Mundo Doido.

Curiosamente, o WordPress é simples, mas tem suporte a funcionalidades mais robustas, que é por isso que ele é o preferido pelas melhores marcas e empresas internacionais.

Fácil Aprendizado

Utilizar um software que não se conhece causa uma certa resistência de aprendizado, porém ao ver pela primeira vez como funciona o WordPress, você vai se sentir totalmente confortável e não vai se preocupar, pois a plataforma WordPress é uma das mais fáceis de se aprender dentre todos os outros sistemas de criação de
websites.

Só exemplificando, o WordPress é tão simples, que com poucos cliques é possível criar uma página, inserir mídias (imagens, músicas ou vídeos), mudar o layout, entre muitas outras coisas.

Adicionar novas funcionalidades sempre que quiser

A característica que torna WordPress tão simples é que você começa a adicionar novas funcionalidades e recursos sobre ele. Existem milhares de temas (templates) e plugins para escolher. Você nem sequer tem que se preocupar se você vai encontrar um tema que se adapte ao seu negócio – há muitos deles que não vai ser um problema. Você pode criar, literalmente, todos os tipos de websites.

O WordPress é conhecido por sua incrível flexibilidade, referindo-se, principalmente, a possibilidade de adicionar plugins, muitos deles são livres, embora existam muitos que são pagos. Existem tantos plugins que podem transformar o WordPress a tal ponto, que você vai começar a olhar como uma plataforma completamente diferente. Veja todos os plugins no repositório oficial e saiba quais são os plugins indispensáveis em qualquer site.

Worpress é excelente para SEO

SEO
SEO (Fonte: simplu27, via Pixabay - (CC0 1.0))

Se você não sabe o que é SEO, sugiro que leia este artigo para uma explicação mais detalhada, mas a grossos modos, SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites.

SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

A arquitetura do WordPress é feita para cumprir com todos os principais padrões da web, o que significa que seu código-fonte é simples e seu HTML é validado. É exatamente o seu apoio para as tags, categorias e meta descrições que o tornam SEO-amigável, juntamente com diversos plugins de otimização que podem ser adicionados a ele.

Fácil administração

Atualizar o WordPress é muito simples, porque você pode atualizar qualquer plugin / tema com um único clique no seu painel de administração. Você nem sequer tem que se preocupar quando fazê-lo, porque assim que uma nova versão estiver disponível, WordPress irá notificá-lo sobre isso.

O que é mais importante é prestar atenção às notificações e atualizar regularmente, porque essa é a melhor maneira de manter os dados íntegros e seguros.

Excelente Suporte

Suporte WordPress
Suporte WordPress (Fonte: Mundo Doido - (CC BY 4.0))

O WordPress é open-source e disso você já sabe, logo é bom você saber que não existe um telefone ou suporte disponível 24 horas, mas é válido dizer se você ter alguma dúvida ou problema existem vários fóruns na internet sobre o WordPress. E pode acreditar que seu problema rapidamente será resolvido.

Como existem algumas empresas que ofertam plugins e templates pagos, e seu problema for com algo relacionado a alguns de seus produtos, então é possível receber um suporte mais rápido ou até no mesmo momento.

Baixos Custos

Lembre-se, você não tem que pagar para usar o WordPress. É possível poupar muitos recursos, pois você pode criar seu próprio site, sem a necessidade de contratar um programador e/ou designer. E o mais importante você não precisa pagar por atualizações, logo não existe o pagamento de valores recorrentes.

Proteção e segurança

Wordpress seguro
WordPress seguro (Fonte: formsteller_de, via Pixabay - (CC0 1.0))

Como o WordPress se tornou muito grande, automaticamente faz com que cibernéticos maliciosos, crakers e afins, procurem maneiras de procurar falhas e invadir sistemas, mas acaba que isso é muito importante para o WordPress, pois a própria comunidade também se esforça para descobrir falhas de segurança, por isso
existem atualizações regulares.

Existem também diversos plugins e empresas que prestam serviços de segurança para o WordPress, e é claro, existem alguns excelentes plugins de segurança gratuitos.

Algo que deve ser mencionado é que o WordPress em si é seguro, o grande problema é que existem muitos plugins e templates disponíveis e a comunidade como um todo não possui conhecimento sobre os mesmos, por isso só é recomendável instalar plugins confiáveis, utilizados por muitos e com boa reputação.

Adaptado para dispositivos móveis

Os usuários estão usando seus dispositivos móveis, ou celulares ou tablets, cada vez mais, o que significa que poucos visitantes vão usar computadores convencionais para acessar o seu site. Isso torna o uso WordPress uma ideia ainda mais inteligente: a maioria dos temas WP foram projetados para seren responsivos, atendendo os mais diversos tamanhos de telas.

Como proprietário do site, você também vai começar a gerenciar as páginas em seu smartphone da mesma maneira que você faz na tela do PC.

Como o WordPress consegue ser algo gratuito?

Caro leitor, como você é esperto pode estar se questionando como o WordPress pode ser grátis oferecendo tantas funcionalidades.

Pois bem, a ideia original WordPress não era para ele ser open source, porém este projeto de código aberto atraiu milhares de usuários talentosos para contribuir para a plataforma da comunidade e torná-lo tão impressionante, como é hoje.

Claro, a plataforma é apoiada por uma poderosa equipe de desenvolvedores experientes, mas todo mundo é bem-vinda para reportar bugs, contribuir com correções, ou para sugerir novas funcionalidades. Na verdade, a equipe está aberta a toda boa ideia, e você pode facilmente tornar-se um importante contribuinte apenas por ajudar a comunidade a resolver um problema que você já presenciou.

Qualquer um pode baixar e instalar o WordPress a qualquer momento, e você pode começar a construir um site e aos poucos ir adicionando o seu conteúdo. Isso pode ser feito em um sua máquina local para fazer testes, no entanto você precisa aprender como instalar o WordPress em localhost (máquina local).

Para instalar e utilizar o WordPress na web é necessário adquirir um bom serviço de hospedagem, e preferencialmente, registrar um nome de domínio para mostrar autoridade e proteger a sua marca. No entanto é bom ressaltar que é possível obter domínios gratuitos, porém os mesmos não costumam passar credibilidade.

Por trás do WordPress existe uma empresa chamada Automattic, que assim como toda empresa precisa gerar lucros. Então, a maneira de lucrar com esse CMS de código aberto é criar produtos e serviços. Com isso surgiram o WordPress.com (construtor de sites), e WordPress.org (a ferramenta de blogging gratuita).

A idéia principal do Matt Mullenweg (proprietário da Automattic e desenvolvedor do WordPress) era fornecer um plano de hospedagem gratuito e alguns pagos, ambos facilmente submetido a características e modificações adicionais (CSS, Javascripts e HTML, por exemplo).

A idéia e o conceito por trás do WordPress ajudou vários desenvolvedores de todo o mundo a construir empresas de sucesso que criaram recursos adicionais para o WordPress, sejam plugins e templates com o objetivo de comercializá-los.

Esperamos que com esse artigo você decida a utilizar o WordPress como um profissional. E comece agora mesmo a utilizar e descobrir o poder do WordPress.

Motivos para usar WordPress
Avalie esse artigo!
Licença Creative Commons
Motivos para usar WordPress. Este conteúdo está licenciado com uma Licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Deixe um comentário